quarta-feira, 9 de novembro de 2022

A Lua & A Cura ☽❁☾


 Olá ! Sê bem vinda a este mergulho interior, a esta nova fase de descoberta da magia da noite, das frequências lunares e dos poderes de cura que estes têm para ti. ❁

Talvez isto nem seja nada de novo para ti.. 
Talvez até já tenhas ouvido falar!

É cada vez mais frequente falar-se destes temas que relacionam as vibrações energéticas da natureza e a forma como elas nos influência, (quer tu acredites ou não nestas coisas).

Hoje tenho pensados para ti alguns subtemas dentro deste conceito de "A Lua & A Cura", que são eles:

  • De que forma a Lua interage connosco
  • De que forma nos Influência
  • A Lua e as Nossas Emoções
  • As Fases da Lua
  • A Lua e o Ciclo Menstrual
  • Plantar a Lua
❁De Que Forma Interage Com O Nosso Corpo:

Bom, sabemos que a Lua influência as marés, influência o mar e a forma como ele se manifesta através dos efeitos gravitacionais. (E quem diz o mar, diz também os rios e os lagos, embora o efeito se note menos.)
E dessa mesma forma que a Lua influência a água do nosso planeta, também ela influencia as nossas águas internas.
Outra coisa que também sabemos é que, 70% do nosso corpo é constituído por água.
(Curiosidade das curiosidades, é o o facto de que o nosso planeta também é constituído por 70% de água! Curioso como tudo se interliga!)

Introdução feita, cá vamos nós rumo ao teor desta publicação!

Como sabes, as nossas água internas simbolizam energeticamente as nossas emoções, e é dessa forma que a Lua interage com o campo eletromagnético presente em nós, influenciando os nossos moods, as nossas vontade, pensamentos, a forma como nos sentimos, e na mulher tem bastante influencia no nosso ciclo menstrual.

"E tal como a Lua, também nós temos fases de luz e de escuridão,
e ainda assim somos sempre inteiras!"





❁ As Fases da Lua & A Lua e as Nossas Emoções:

O ciclo Lunar tem em média 28 dias de duração, curiosamente, assim como o nosso ciclo menstrual, e ao longo deste ciclo há quatro das suas fases que têm mais influência sobre nós:
  • A Lua Nova: Que traz até nós feridas antigas, medos, inseguranças, seja através de memorias, pensamentos ou sonhos.
    E representa em nós a nossa escuridão, as nossas feridas internas, e o facto de nos trazer a tona situações especificas da nossa vida, significa que devemos trabalhar estas situações, significa que esquecer, bloquear e ignorar estes acontecimentos não os resolve. Apenas os enterra bem dentro de nós, como um espinho que nos espeta interiormente a passa passo novo que tentamos dar.
Desde novos que fomos levados a pensar que a escuridão é algo mau, que é algo negativo..
Isto deve-se a influências da igreja católica antiga, pois eles associavam tudo o que é inteligência e desenvolvimento pessoal, a práticas demoníacas, pois no seu entender o Homem não poderia ser "superior" a deus ou á Igreja, ainda que não se tratasse de superioridades mas de autoconhecimento.)

Quero com isto dizer que a nossa escuridão não é algo mau, é uma parte de nós e muitas vezes é que mais nos ensina, seja sobre nós mesmos ou sobre a vida.
Devemos abraça-la, ouvir o que tem para nos dizer, respirar fundo, reconhecer as nossas feridas e mágoas interiores e trabalha-las.

  • A Lua Crescente: Esta fase exige-nos mudanças, exige e pede-nos Desenvolvimento, Expansão, Prosperidade e Sabedoria.
    Ela rege-se um pouco ainda pela influência da magia da Lua Nova, mas já vem pedir acção, movimento.

    È como se fosse um convite que nos guia para fora da nossa escuridão em direção à luz.
    Na fase anterior recolhemo-nos dentro de nós mesmos, analisamos o que está por resolver internamente, e nesta fase Crescente, somos convidadas a caminhar, a decidir, a agir por nós mesmas e pela nossa vida.
    É o nosso crescer interior.

    É perfeitamente comum e normal, sentirmo-nos insatisfeitas com a nossa vida atual, ansiosas, a sentir que algo está errado, mesmo que não percebamos porquê, ou o quê.
    Tenta nesta fase, não tomar decisões de cabeça quente. Aponta as tuas vontades súbitas, aponta a data e que fase da lua está no céu, e no mês a seguir faz o mesmo.
    Ao fim de 2/3 meses vais ser capaz de estabelecer um padrão e relacionar as sensações com as tuas questões emocionais e da vida, e relaciona-las entre si.

  • A Lua Cheia: A Lua cheia é aquela fase que pode ser tua amiga, ou tua inimiga consoante os pensamentos e práticas diárias que alimentaste durante as duas fases anteriores.
    Porque nesta fase tu "recebes" em ti, ou para ti tudo o que atraíste nas fases anteriores.

    Portanto se durante a tua fase da Lua Nova e Crescente te permitiste a Procrastinar demasiado, foste pouco produtiva, alimentaste pensamentos negativos sobre ti mesma e sobre a tua vida, esperam-te sob a influência da Lua cheia dias difíceis.
    Dias que te vão fazer questionar a tua existência, a tua vida, dias de ansiedade e nervosismo, poderás também ter atraído alguma negatividade ate ti, que poder-se-á manifestar na tua vida de diferentes formas. (Isto varia de pessoa para pessoa, claro).
    Por outro lado, se durante as duas fases anteriores, os teus pensamentos foram de coragem, amor próprio, Auto compreensão, e motivação, podes crer que nesta fase da Lua, vais ser beneficiada, e todos os teus esforços vão ser acolhidos pela vida e recompensar-te-ão de uma forma ou de outra!
    Fica atenta ás pequenas coisas!

  • A Lua Minguante: Esta fase é regida pela energia da Lua Cheia, e +´uma fase que convida a Abrandar o ritmo, a observar a vida, os hábitos diários, este ciclo que passou. Convida-nos a agradecer, a repensar as nossas escolhas para o próximo ciclo, e é também uma ótima altura para Limpezas Energéticas!
    (Quer a ti mesmo, como ao teu carro, ao teu local de trabalho, ou á tua casa/quarto.)
Acredito que este tema possa ser algo novo para ti, acredita que até à coisa de 6/7 meses também era algo novo para mim, li pela primeira vez sobre este conteúdo em post de algumas páginas de instagram que sigo, e mais tarde reencontrei este tema no livro que recomendo sempre muito, "Sagrado Feminino", da Inês Gaya.

É mesmo uma leitura muito boa, que recomendo imenso que faças, se sentiste que de alguma forma este conteúdo fez sentido para ti!

❁ A Lua e O Nosso Ciclo Menstrual:

Tal como referi acima, a duração do nosso ciclo menstrual, coincide com o ciclo lunar, mais coisa, menos coisa.

"O momento da menstruação corresponde nas suas características à Lua Nova, e o momento da ovulação diz-se que corresponde à Lua Cheia." - Inês Gaya

Começo por dizer que até ter iniciado este caminho dentro da espiritualidade, do Empoderamento e do Desenvolvimento pessoal, as únicas coisas que eu sabia sobre a Menstruação era o que me foi passado na escola, e nas consultas de Planeamento familiar.
Sempre me foi dito que teria de tomar a pilula quando me viesse o período, pela primeira vez, porque era assim que tinha de ser.

Felizmente para mim, e infelizmente para os médicos, o meu corpo rejeitou todas as pilulas, (assim como também rejeita os medicamentos químicos e farmacêuticos, mas isso fica para outro post.)

Então este sempre foi um tema que me causava curiosidade, e dessa forma fui obrigada a educar-me a mim mesma relativamente a isto. 
Em casa, na altura que foi, o assunto menstruação era tabu, a minha mãe foi educada numa aldeia, e em tempos de mentalidades diferentes, então falar-se destes temas era algo que lhe causava alguma ansiedade, pelo que evitávamos sempre estes assuntos.
Na escola também era tabu, pedir pensos menstruais em alta voz, como se fosse uma vergonha.
(Eu por acaso sempre me senti muito bem e normal com este assusto, porque a Menstruação, era e é algo SUPER NORMAL, que acontece naturalmente á mulher.

Com o tempo também rejeitei os pensos e os tampões, o que me levou diretamente ao copo menstrual, que adoro e super recomendo!
(Além de ser mais ecológico e amigo do ambiente, é bem mais barato a longo prazo, mais confortável e dá-me menos dores de cabeça, pois como anda posto, não preciso andar volta não volta a mendigar tampões e /ou pensos. Acontece-me muito é esquecer-me que o tenho nos últimos dias de menstruação!)

Divaguei eu sei, desculpa, faz parte!

Então vamos lá!

(Descobrir isto, deu tanto significado ao meu desregulamento emocional, e a todas as questões emocionais com as quais me costumo debater enquanto estou a menstruar!)



Qual a Simbologia de Menstruar em Cada Fase da Lua?
  • Menstruar na Lua Nova: Estamos alinhadas com as Energias do Arquétipo da Anciã. Estamos conectadas com a nossa sabedoria interior, com a visionária e sábia interna. É uma fase que remete para a Introspeção, a Magia, Misticismo, Espiritualidade e Reflexão.

  • Menstruar na Lua Crescente: Estamos alinhadas ao arquétipo da Donzela, com a nossa Criança Interior. Esta fase pede para um mergulho na nossa infância. Somos convidadas a refletir sobre questões da nossa infância, que possam ter desenvolvido algum tipo de trauma/ferida em nós e que estejamos a viver a fase ideal para a acolhermos, aceitarmos e nos curarmos, libertando então essa situação, sarando-a e deixando-a ir.

  • Menstruar na Lua Cheia: Esta fase +e simbolizada pela Mãe em nós, esta fase convida-nos a refletir sobre os nossos pais e/ou os nossos filhos. Convida-nos a refletir se haverá alguma questão a trabalharmos a nível interior, alguma ferida, algum rancor que guardemos em nós mesmos. Se existe alguma mágoa ou conflito por resolver.
    (Não digo com eles, diretamente com eles, mas em nós. Pois muitas vezes eles nem se apercebem, por eles está tudo ok, e ferida que reside em nós é apenas um reflexo de algo nosso que tenhamos espelhado deles e precisemos refletir de outra forma para então, compreender o seu gatilho, o seu porquê, aceitar e deixar ir.
    Pode também ser altura certa para tratarmos feridas ligada a gravidez, aborto e infertilidade.

    Recomendo fazerem uma ou varias, vaporizações do útero.
    (Não enquanto menstruam, mas após menstruarem numa altura que faça sentido para vocês.)

    Ao trabalharmos a nossa menstruação nesta fase da lua, podemos colocar na nossa intenção, abundância, fertilidade e criatividade.

  • Menstruar na Lua Minguante: Conecta-nos à Simbologia da Feiticeira, aquela que visita a sua sombra e transforma a dor em dom. Esta conexão à nossa fase menstrual, é uma boa altura para aprofundarmos o nosso autoconhecimento, libertando-nos de padrões e crenças enraizadas.
    Pode ser também uma boa fase para curarmos situações ligadas a traumas da nossa sexualidade.

❁ Plantar A Lua

Cada vez mais ouvimos falar nestes termos, quer nos instagram, em círculos de mulheres, em meditações, em conversas entre amigas, conversas com mentoras.. 
Para as pessoas que estão pela primeira vez a ler sobre este tema, ou que já tinham ouvido falar mas nunca se aprofundaram no tema, Plantar A Lua é uma prática feminina que nos remete à ancestralidade, de quando não existiam pensos menstruais, tampões, copos, nem nada que segurasse o nosso sangue interno.
Dos tempos em que a mulher era vista como sacerdotisa e deusa, e não como ser inferior.
Dos tempos em que a menstruação era considerada sagrada, em vez de tabu.

Nesses tempos, o sangue da menstruação das nossas ancestrais ia diretamente para a terra. 
Era um acontecimento, considerado natural, e dessa forma era também orgânico.
Quando se compreendeu que durante este acontecimento mensal na vida da mulher a partir de certa idade, durante um determinado período de tempo existia uma grande conexão espiritual, a mulher foi considerada sagrada, e o seu sangue menstrual começou a ser usada em rituais que honravam a sua sacralidade, usando então este sangue para representar A Deusa, A Lua e A Mãe Terra.

Práticas como esta foram se perdendo ao longo dos tempos, tendo começado a ser recordadas e trazidas até nós, em prol do nosso empoderamento, desenvolvimento pessoal e Auto Cura.

Alguns Benefícios desta Prática:
  • Conecta-te ao teu corpo, ao teu sangue, ao teu ciclo, à tua fertilidade, e ao teu feminino.
  • Diminui os sintomas de Tpm e as Dores Menstruais.
  • Regula o Ciclo Menstrual
  • Cria uma conexão contigo mesma, com a espiritualidade e com a terra.
  • Fortalece o amor próprio, pois deixas de alimentar sentimentos de descarte, repugnação e nojo por ti mesma e por algo que faz parte de ti.
  • Devolve-te a consciência da Deusa Mãe e da sua sacralidade, passas a ver o teu corpo como algo sagrado.
  • Deixas de alimentar o consumismo da industria dos pensos, dos tampões descartáveis e começas a nutria a terra, devolvendo o que ela te dá, nutrindo-a com as propriedades benéficas existentes no teu sangue, em vez de a destruíres e poluíres.
Eu posso dizer que iniciei recentemente esta prática. E que sinto que desde que a faço, sinto a menstruação uma fase mais leve e fluída, do que antes de a fazer.
Eu uso o copo menstrual, e recolho o meu sangue para um frasco de vidro, (pode ter a textura que quiseres, convém ter tampa), coloco-o a energizar no meu altar, e no fim do ciclo, coloco a intenção de nutrir a terra como forma de agradecimento pela vida e pelo meu corpo nutrindo as suas filhas (plantas).

Eu costumo colocar na planta de casa que sentir, diluo em um pouco de água e rego o substrato da planta. Mas podes fazer num jardim. Convém que não seja à beira da estrada ou num sitio à toa, convém ser num sitio que te traga paz e gostes de frequentar.

Estou muito feliz por ter finalmente trazido este conteúdo até ti!
Espero que tenhas gostado, e que te seja útil, no teu processo diário de cura.
Estás a ir muito bem! 
Tem orgulho em ti 💚

Bem hajas! 
Até já ☽❁☾


Sem comentários:

Enviar um comentário

Conta-me coisas!

A Lua & A Cura ☽❁☾

 Olá ! Sê bem vinda a este mergulho interior, a esta nova fase de descoberta da magia da noite, das frequências lunares e dos poderes de cur...