Ao contrário do que se diz, as pedras negras não são pedras associadas à bruxaria, ao mau olhado e a rituais "satânicos".. O preto é a cor associada à proteção, então, quando a pedra é preta já sabemos que de alguma forma estará ligada à nossa proteção energética.
O Preto foi associado às bruxas, devido a toda a a sua origem, e com o passar dos anos, a igreja católica, foi responsável por manter este mito.
Nos dias de hoje, infelizmente muito porca gente conhece a verdadeira história das bruxas e do seu simbolismo, mas escreverei acerca desse tema noutro post, para já posso adiantar-vos que a origem das bruxas teve um peso importante na origem do sagrado feminino e do empoderamento da mulher.
As pedras que vou falar hoje são, a Obsidiana Negra, a Turmalina Negra, e a o Onix.
É muito comum estas três pedras serem confundidas entre si, mas ensinarei aqui truques para se distinguir umas das outras.
Infelizmente acontece muito, vendedores de todo o mundo venderem-nas como se fossem outras, serem trocadas de sítios por clientes, ou mesmo serem falsificadas.
Vamos a isto..
- A Obsidiana Negra é uma pedra de máxima proteção energética, e é também uma pedra que realça a nossa energia pessoal, purifica ambientes, melhora a circulação e equilibra o nosso emocional.
Ela é fruto da junção do elemento água com elemento fogo, pois é formada quando a lava entra em contacto com o mar, rios ou lagos.
Não é simples pedra vulcânica, que surge do arrefecimento, tornando-se pedra espessa, a Obsidiana tem uma textura tipo vidro, que resulta da fusão da lava incandescente com a água.
A Obsidiana, conecta-nos ao centro da terra, e protege-nos de vibrações negativas externas, sejam elas invejas, mau olhado, magia negra, etc..
A nível físico, ela é ótima a limpar os nossos órgãos, facilita a digestão, desfaz bloqueios que possam existir, melhora as cólicas, favorece a circulação sanguínea, reduz a dor da artrite, e ajuda em questões nas articulações.
A Obsidiana pode ser identificada devido à sua textura que lembra vidro, e ao facto de ser leve.
Para avaliar-mos se é verdadeira ou falsa, basta encostarmos a pedra à nossa testa e repararmos se a pedra aquece totalmente ou se se mantem fresca.
É normal elas aquecerem, então devemos estar atentos se aquece toda, ou se fica ligeiramente fresca.
No caso de aquecer toda é sintética.
- A Turmalina Negra, é a mais conhecida acerca de proteção. Diz-se que é a pedra que protege do mau olhado e das invejas.
É muito importante limpar-mos energeticamente esta pedra após cada uso, e energizá-la antes de a usarmos novamente.
(O método de limpeza e energização que recomendo é o mesmo para as três, dessa forma eu escreverei sobre ele no fim do post.)
A nível físico, a Turmalina Negra, aumenta a vitalidade, fortalece o sistema imunológico, promove o realinhamento da coluna vertebral, reduz o stress, a tensão acumulada, o stress, e a ansiedade promovendo positividade na nossa vida.
A Turmalina Negra, é de fácil distinção devido aos veios pressentes na sua textura.
Mesmo quando esta está na forma rolada, conseguimos ver na sua textura os veios que vemos quando está no estado bruto.
- O Ónix, afasta os pensamentos negativos, desperta a alegria de viver e ajuda a ultrapassar todos os nossos medos.
Fisicamente, ela ajuda a tratar problemas nos ossos e na medula, elemina o nosso cansaço mental, ajuda a tornar-nos mais resistente a nível físico.
Visualmente, o Ónix rolado é muito semelhante à Obsidiana Negra rolada, exceto num detalhe, ao qual devemos estar atentos na aquisição do mesmo.
O Ónix tem nuances castanhas ou vermelhas no seu brilho, que ajuda a identificarmos.
Relativamente à limpeza energética e energização destas três pedras, podem limpar com uma torre média de Selenite, (não recomendo as taças de Selenite para limpeza pois muitas vezes estalam por os cristais e pedras estarem demasiado carregados), pode enterrar estes três cristais numa taça com sal grosso (sem água, apenas sal grosso), ou pode usar a terra.
Eu pessoalmente limpo-os todos enterrando-os na terra, seja no jardim, ou num vaso.
Recomendo apenas que o vaso não tenha nenhuma planta, e seja apenas um vaso com terra, porque a terra ao absorver as vibrações dos cristais pode sem querer alimentar a planta que dela se alimenta, e isso acabaria por prejudica-la podendo leva-la mesmo à morte.
Eu costumo usar uma vaso com terra, (sem planta), e quando rego as minhas plantas, rego também a terra daquele vaso para a manter viva, e cuidar dela, como uma forma de agradecimento por ela cuidar e limpar os cristais que lhe entrego.
Agora, sobre energizar estes três cristais, recomendo no mínimo 10 minutos ao Sol, e no mínimo 3h ao Luar, (eu aproveito sempre que posso a Lua Cheia).
Estas técnicas de limpeza e energização, também são possíveis aplicar noutros cristais, mas não em todos, por esse motivo, recomendo que se informem primeiro acerca da constituição do cristal e se algum destes elementos o prejudica de alguma forma.
Se tiveres alguma questão, e eu te puder ajudar, não hesites em contactar-me através do Instagram ou do meu Facebook 💗